Pesca de Traíras em Campo Bom/RS
Este último domingo foi especial para inúmeros pescadores pelo que podemos perceber nas postagens no mural dos Pescadores Urbanos e perfis pessoais. É assim que esperamos que sejam todas pescarias. Com muito peixe, pesca esportiva praticando o Pesque e Solte e a cada oportunidade um novo aprendizado.Um detalhe importante que podemos perceber nas fotos é o prazer de pescar e reunir amigos. Claro que aqui no Rio Grande do Sul temos uma particularidade, vemos que a maioria dos Pescadores Urbanos preferem ambientes mais naturais possíveis, como grandes açudes em fazendas.
Sem dúvida estes ambientes proporcionam pescarias mais interessantes pelo fato de algumas estarem mais preservadas geram mais expectativas de grandes peixes. Na questão acesso, sabemos que a coisa complica um pouco mais e cada propriedade tem suas regras que vão de acordo com os donos. Alguns abrem as porteiras para mais pescadores, outros já restringem o acesso. Em parte isso é bom, quanto mais pescadores esportivos e conscientes provavelmente estes pontos irão se manter mais preservados e com peixes maiores. Daí a importância do Pesque e Solte, ou no mínimo uma pesca seletiva.
Neste domingo, 29/03/15 não foi diferente para este pescador comunicador. A convite de um amigo de Campo Bom, do Grupo Amigos da Pesca Esportiva, GAPE saímos de Santa Cruz do Sul e fomos encontra-lo para pescar em uma propriedade particular.
O GAPE tem feito um trabalho exemplar em Campo Bom, e implementa a cada ano novas iniciativas e projetos de preservação dos seus pontos preferidos de pesca. Agora, neste local onde visitamos, o acesso já esta cada vez mais restrito, justamente para se tornar uma área protegida de pescadores predadores. A fiscalização está garantindo uma reprodução maior de espécies nativas que acabam voltando para os rios da região.
Para maiores informações acesse o site de nossos parceiros.
Vídeo da pescaria:
As condições climáticas do dia estavam ideais, com pressão atmosférica elevada já prevendo um pouco de chuva à tardinha, nublado, com pouco vendo em boa parte do dia e a água estava muito pouco turva. Apenas dois fatores se tornaram um pouco negativos: os mosquitos e algumas horas de rajadas com vento à tarde. Mas felizmente não impediram o sucesso da pescaria.
As iscas que os pescadores utilizaram foram diversas, mas principalmente as iscas de superfície. Sem dúvida ver o momento do ataque da traíra é mais emocionante.
Foram usados iscas de superfície: sapos, ratos, girinos e plugs.
Meia água: Plugs e Soft Baits com Anzol Offset.
Uma isca merece destaque pela alta produtividade nas traíras de maior porte. Estas, atacaram em maior número na meia água. Isso falando em quantidade em relação a todas que consideramos capturadas.
ISCA SPINNER GRUB
Observamos que essa isca teve muito sucesso pela grande vibração que produz quando trabalhada em meio a vegetação devido ao seu peso
Isso não seria possível com uma spinner tradicional, visto que o anzol iria prender na vegetação. Daí o diferencial do anzol para isca soft protegido pelo grub. Neste caso da cor branca. Muito eficiente em água limpa.
Em muitos casos, nesta pescaria estávamos trabalhando as iscas de superfície e as traíras menores acabavam se precipitando e atacando os ratos ou girinos durante o período da manhã. Por isso ao trabalhar a isca mais no fundo, dando leves recolhidas, uma caidinha e nova recolhidas as traíras maiores que estavam mais no fundo do lago não resistiram. Foi o que podemos observar neste dia e proporcionou peixes de bom tamanho. Nosso amigo Kito Teixeira foi bem sucedido no trabalho desta isca.
Deixo aqui um agradeço especial aos amigos pescadores de Campo Bom, mesmo que não pudemos contar com a presença de todos membros do Grupo Amigos da Pesca Esportiva, sabemos da ótima parceria que temos com o grupo. Parabenizamos pelo trabalho de preservação e incentivo ao pesque e solte na região.
Um abraço especial ao amigo Kito Teixeira e Daniel Eidt, que participaram desta pescaria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário